sábado, 17 de julho de 2010

Musicoterapeuta

Musicoterapeuta! Músico somente, não! Terapeuta apenas, também não! Musicoterapeuta! Num corpo só, numa alma só, indissociável. Um ser único. Musicoterapeuta que vê a música como arte, como linguagem, como expressão, como comunicação. Musicoterapeuta que vê a música como uma possibilidade de relação, entre pessoas, entre povos, entre almas. Como bem nos disse Paul McCartney, a música aquela que chega, onde as palavras não podem chegar.
Ou, como nos disse Kenneth Bruscia, a música é uma instituição humana, uma criação divinamente humana. Para o musicoterapeuta a música é... (cantando) é o fim do caminho, para quem se aventura, é silêncio das bocas, e a dança da vida, é fala dos corpos. O indizível! Isso é um pouco da música e da musicoterapia!

Depoimento: Lydio Roberto para o vídeo Institucional do Curso de Musicoterapia da FAP

O musicoterapeuta é um profissional que deve ter conhecimentos médicos, psicológicos, pedagógicos e musicais, mas não é um médico, nem um psicólogo, nem um músico.
O musicoterapeuta tem uma formação específica, devendo ser antes de tudo um terapeuta, com grande conhecimento teórico e prático da utilização do complexo mundo sonoro, musical e do movimento.
Ele não deve ter o pré-juízo musical estético que tem o músico formado, pois isso o impedirá de aceitar com inteira liberdade os ritmos "não-estéticos" de um determinado paciente ou o "desafinado" de outro, etc.
Ele não deve ter o pré-juízo interpretativo do psicólogo, que se formou numa concepção de verbalização dos fenômenos inconscientes, com uma tendência à interpretação verbal e superintelectualização dos mecanismos psíquicos, pois isso dificultará lidar dentro da concepção do pensamento não verbal.
Ele não deve ser um médico porque este tem que indicar a aplicação deste auxiliar da Medicina e avaliar seus resultados no contexto geral do processo recuperatório do paciente.

 
                                                                                            Federação Mundial de Musicoterapia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.